Desde o ano passado quando me mudei para o deserto do Saara, ou melhor Cabo Frio (rs), minha pele nunca mais foi a mesma e meu bronze nunca mais sumiu!

Aqui tem sol praticamente todos os dias e até quando chove, muita das vezes depois o sol aparece ou um mormaço forte!

Mas também verdade seja dita, vou à praia praticamente todos os dias, seja para praticar meus esportes, fazer fotos ou apenas dar uma relaxada, o fato é que haja proteção para a pele, não é mesmo?

Com o surf por exemplo, costumo ficar mais de duas horas direto na água e com o protetor solar que estava usando, sentia que não estava dando conta, pois várias vezes fiquei com a pele queimada, principalmente o rosto no pós surf.

Com medo dos problemas que poderia vir a ter com tanta exposição ao sol, pedi ajuda para a minha guru da pele saudável e bonita, a Dra. Alexandra Cariello, -especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Membro do Grupo Brasileiro de Melanoma, e hoje ela vai falar um pouco sobre dicas de como cuidar da saúde da pele, protetor solar e também explicar o que é o Reveal.

1) Dra. Alexandra, você poderia falar um pouco sobre os malefícios da exposição excessiva ao sol e raios UV?

Os raios ultravioleta são absorvidos pela pele alterando o dna da célula podendo gerar mutações e câncer de pele mesmo muitos anos depois. Estes raios também destroem as fibras elásticas, liberam radicais livres, diminuem a produção de colágeno e mancham a pele. O problema é que essas alterações só são vistas anos depois, assim as pessoas acabam não se protegendo com deveriam.

2) Quais as proteções que você sugere para as pessoas que assim como eu estão sempre expostas ao sol, seja fazendo algum esporte ou que trabalhe ao ar livre.

Pessoas que se expõe muito seja pelo trabalho ou lazer, devem usar filtros adequados, por exemplo se você usa um filtro toque seco ele vai sair fácil com água e suor. O ideal é usar em grande quantidade e usar roupas com proteção solar.

3) Sabemos que a medicina está cada dia mais moderna. Hoje em dia é possível prevenir futuras lesões na pele. Fale um pouco para gente sobre o Reveal. O que é, como funciona e etc.

O Reveal é um aparelho que permite visualizar até as manchas mais profundas da pele, inclusive as manchas subclínicas e que ainda não enxergamos. Por isso ele mostra o real dano solar que essa pele sofreu, apresentando ao paciente manchas que ainda estão por vir.

4) Você poderia dar dicas de como usar o protetor solar?

Primeiro usar o filtro certo para cada ocasião e parte do corpo, passar em grandes quantidades, reaplicar a cada 90 min ou 40, caso fique na água.

5) Qual seria sua dica para ter uma pele saudável, bonita e hidratada mesmo com a exposição ao sol, vento, mar e etc.

Usar produtos adequados para seu tipo de pele, lavar com sabonetes específicos e pouco abrasivos, remover filtro e maquiagem com produtos adequados, ingerir bastante líquido e nunca pecar no uso do filtro solar.

Fizemos a análise da minha pele no Reveal e agora já sabemos o que teremos que fazer para cuidar dela da melhor maneira e prevenindo possíveis problemas futuros!

Imagens da análise feita no Reveal.

POST_DERMATO_REVEAL

Essas foram as dicas de hoje, espero que tenham curtido! Em breve mais dicas incríveis para vocês!

Quem quiser entrar em contato com a Dra. Alexandra Cariello, abaixo os contatos dela!

Telefone: (22) 2645-3255, 2645-0716 ou 99204-8140

Av. Julia Kubitschek, 16, sl 402 – Ed. Premier Center – Cabo Frio – RJ.

Instagram: @alexandradermato

Facebook: https://www.facebook.com/dermatologia.alexandracariello